segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Monstros marinhos e eldorados

Costumava ter dentro de mim planos tão bem traçados
Costumava saber o que vinha depois de cada passo
Cada mudança se sucedia de uma completa alteração de roteiro.
Hoje caminho sem enxergar o que há além da fronteira
Que se anuncia no horizonte mais próximo
Tal como em tempos idos, meu mundo me parece quadrado
Além-mar há um abismo
Águas caem infinitamente da beira da existência
Ou se perdem em redemoinhos que escorrem
Sempre para dentro do meu sentimento voraz.
Logo mais meu barco desbravador
Alcança o limite entre o universo
Com seus astros sempre a flutuar
Nas águas negras e calmas da imensidão estelar
E as minhas águas revoltas caindo para nunca mais
O que vai ser de mim?
Tal como os antigos navegadores, me lanço a aventura
E me alegro por não saber o que me aguarda
Se monstros marinhos ou eldorados
Algum país frondoso onde tudo cresce
O meu esteio é jamais ter âncora
O meu cais é nenhum cais
Nesse momento não resta nenhum grande laço com a terra
Sou só eu e meu barco
E nas páginas de um caderno todos os meus pertences
Alguns aprendizados, algumas boas lembranças
Algumas pessoas guardadas com carinho
Tudo o mais é a imensidão do que não se sabe
Essa teimosia de ir e continuar indo
Abro o peito e me deixo devorar
Pelos meus próprios segredos e os mistérios do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário