segunda-feira, 21 de março de 2011

O mofo

*Esse texto é do primeiro semestre de 2010, encontrei no meio de uns papéis velhos (de quando eu ainda escrevia todos os textos manuscritos).

"Eu não queria que ele pensasse que eu andava bebendo, e eu andava, todo dia um bom pretexto, e fui pensando também que ele ia pensar que eu andava sem dinheiro, chegando sem táxi naquela chuva toda, e eu andava, estômago dolorido, e eu não queria que ele pensasse que eu andava insone, roxas olheiras (...), e tudo que eu andava eu não queria que ele visse nem soubesse, mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo, por dentro da chuva, que talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era." - Caio Fernando de Abreu; do conto "Além do Ponto": Morangos Mofados.

São 6:16 da manhã, já amanheceu, estou sentada no escritório. Cercam-me os livros queridos, e assim sozinha, enxergo muito mais minha casa do que a tenho sentido nos dias sóbrios.
São 6 e alguma coisa da manhã, e meu estômago está embrulhando. A vontade é de voltar àquela sensação de alegria vacilante, que me preenche o vazio, que hoje transparece por detrás de mim mesma.
São 6 e pouco da manhã, domingo, eu estou escrevendo, os passarinhos estão cantando, e na rua o mundo parece parado. Dentro de mim, a sensação de continuar andando contra a vontade das pernas, sem querer, poder ou conseguir.
A memória como fragmentos, me vem em relances, colapsos, pedaços em cápsulas, como pílulas que não me dizem nada.
A lembrança clara é de inconstâncias muito mais distantes, de dias desenfreados, que terminariam mais ou menos do mesmo jeito, com a exceção fundamental de que eu não estaria sozinha.
Meu (da biblioteca) "Morangos Mofados" não me restituiu o sono andarilho: deito-me agora ou permaneço acordada até as 9 da manhã num sinal de luto àqueles dias?
Nada me restituirá as grades que prendiam este bicho que hoje está solto, onde achava que via à mim mesma , mas era apenas um reflexo.
Por onde anda aquele ser?
Perdido, olha-me desconsolado, grita, numa voz estridente e muda: "O que aconteceu com você?!?"
Me aconteceu a vida, o tão incompreensível buraco no peito daqueles que pensam demais, que desconfiam e amam demais. Aconteceu-me o medo de morrer sem ter vivido nada.
Aconteceu-me a ânsia faminta da liberdade.


7 comentários:

  1. Pergunto-me agora como podemos ter pensamentos tão próximos...
    Devemos ter uma criação semelhante, ou alguma coisa do tipo... (haha)
    Sei que por vezes ronda-me um assombro de morte e de medo. A morte embalada na sua curiosidade infinda, e o medo, de que chegue impetuosa, sem antes termos descoberto o mundo, ou antes de saciarmos o insaciável desejo de liberdade...
    um beijo

    ResponderExcluir
  2. Lindo Sofia! Tão lindo esse seu jeito de escrever com a alma...!
    E uma alma mais do que vivendo na essência...!
    Adorei!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. E esse buraco no peito gritando por socorro. O medo soprando pesadelos. A ruina da alma despida na essência positiva da vida. É tudo e nada ao mesmo tempo. E de repente. Já foi. Fragmentos de vida real no esboço ilimitado dessa louca e deliciosa Liberdade.

    Gostei tanto desse texto. bjo

    ResponderExcluir
  4. "Me aconteceu a vida, o tão incompreensível buraco no peito daqueles que pensam demais, que desconfiam e amam demais. Aconteceu-me o medo de morrer sem ter vivido nada.
    Aconteceu-me a ânsia faminta da liberdade."
    Pronto, com isso você disse tudo. Nem preciso dizer mais nada.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Ei, dona, já li isso!
    Acho que você me mostrou na época que escreveu, ainda no manuscrito. Devo me sentir superior?
    há!
    beijitos

    ResponderExcluir
  6. Não sei se vc tem costume de olhar os comentários antigos, mas vim dizer que postei nos comentários do post dos filmes. A Anna falou sobre o meme, e eu vim conferir a sua lista, rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. "talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu, e eu era."

    nunca gostei do caio fernando de abreu, mas essa frase me define lindamente nos meus semi-romances com mulheres que são os meus opostos.

    e liberdade é tudo. reconhecê-la é fundamental.

    ResponderExcluir